Como profissional de saúde, não posso deixar de referir que nem só de produtos e cremes vive um cabelo para se manter saudável.
Somos aquilo que comemos, por isso, podemos ver pelo estado do nosso cabelo se o nosso estado estado nutricional é adequado ou não.
Um cabelo com baixo valor nutricional irá reflectir-se por uma maior queda, sem brilho, grande quebra e fraco. Existe também evidência que uma má alimentação pode influenciar o surgimento de cabelos brancos.
Um cabelo saudável
A importância de uma dieta nutricionalmente adequada promove o crescimento e saúde do cabelo.
Um cabelo saudável cresce cerca de 1,25 cm por mês e 15 cm por ano. A velocidade de crescimento depende de factores como a idade, saúde, genética e dieta.
O cabelo é tão forte como um fio de ferro. Um fio de cabelo quebra-se se aplicada uma força equivalente a 60 kg depois de se ter esticado cerca de 70%.
Quimicamente
O cabelo é maioritariamente constituído por proteína (65%-88%), lípidos (1%-9%), outros elementos em menor quantidade, polissacarídeos e água.
A composição de um cabelo saudável normal é de 45.2% carbono, 27.9% oxigénio, 6.6% hidrogénio, 15.1% azoto e 5.2% enxofre.
A queratina é uma proteína importante e insolúvel e é constituída por 18 aminoácidos. Pode ser desnaturada com vapor de água (ao alisar o cabelo por exemplo). O aminoácido mais abundante é a cisteína que tem a propriedade de fornecer a força do cabelo.
Aminoácidos presentes no Cabelo:
Cisteína | Ácido Aspártico |
Serina | Alanina |
Ácido Glutâmico | Prolina |
Treonina | Isoleucina |
Glicina | Tyrosina |
Leucina | Fenilalanina |
Valina | Histidina |
Arginina | Metionina |
Por isto mesmo, as melhores vitaminas para o cabelo são as que são fontes de aminoácidos, queratina, melanina e proteína.
Porque é que tenho que ter uma boa alimentação para ter um cabelo saudável?
Uma má dieta sem dúvida que contribui para problemas na tua saúde e o cabelo é um desses factores.
Para teres um cabelo completamente saudável, é necessário alimentá-lo bem.
O mais importante é comer alimentos com todos os macros nutrientes necessários para o teu organismo, ou seja, comer menos comida processada, optando por fontes proteicas, leguminosas, fruta e fontes de gordura nutritiva.
PROTEÍNA
O cabelo é composto por proteína, por isso assegurar que a proteína está presente na tua dieta é o mais importante para ter um cabelo forte e saudável.
Se não consomes proteína suficiente, o teu cabelo é provável que fique seco, sem brilho e fraco.
Dietas com extrema falta de proteína leva a queda de cabelo. Hoje em dia é muito fácil ter falta de proteína pois a maioria das nossas alimentações são focadas em hidratos e gordura. Deficiências proteicas numa dieta levam a uma modificação da estrutura do cabelo, sendo muito evidente num microscópio devido à presença de fios de cabelo muito finos.
DICA: Escolhe sempre colocar na tua alimentação alimentos com alta proteína na sua composição como frango, peru, peixe, carnes vermelhas, ovos e para vegetarianos optar por tofu, seitan, lentilhas, etc.
FERRO
O ferro é um mineral muito importante para o teu cabelo e tê-lo em poucas quantidades leva a anemia e consequentemente a perda de cabelo. Quando existe anemia, é mais difícil o transporte de nutrientes para a raiz capilar pelo sangue, levando assim a queda e disrupção do ciclo capilar.
DICA: Produtos animais como carne vermelha, frango, peixe têm grandes quantidades de ferro. Os vegetarianos podem optar por lentilhas, espinafres, brócolos, e outras leguminosas.
VITAMINA C
A vitamina C ajuda na absorção de ferro, por isso é importante ter esta vitamina presente na alimentação. Esta vitamina também ajuda na produção de colagénio que é importante para a saúde do cabelo.
DICA: Podes encontrar Vitamina C em laranjas, kiwis, papaia, mirtilos, brócolos, morangos, etc.
OMEGA-3
Estes ácidos gordos são muito importantes para o nosso organismo. O nosso corpo não os consegue produzir e por essa razão devem ser obtidos na nossa dieta. Os Omega-3 ajudam na nutrição capilar e produção de oleosidade natural do cabelo.
DICA: Podes encontrar em peixes como o salmão, sardinhas, truta ou abacates, sementes de abóbora e nozes.
VITAMINA A
A vitamina A é necessária pelo nosso corpo para produzir sebo. O sebo é uma substância oleosa criada pelas nossas glândulas sebáceas. Comporta-se como se fosse um condicionador natural para o nosso cabelo, levando assim a um couro cabeludo saudável. Sem sebo, podemos sentir comichão e um couro cabeludo seco.
DICA: Podes encontrar esta vitamina em produtos animais e em vegetais de cor laranja/amarela, que são altos em beta caroteno (que produz vitamina A) tal como cenouras, abóboras e batatas doce.
EXERCÍCIO FÍSICO
As pessoas que fazem exercício físico regularmente são muito menos susceptíveis a ter cabelo fraco e frágil.
Isto é porque a actividade física ajuda a melhorar a digestão e a acelerar o metabolismo, permitindo as proteínas serem sintetizadas melhor no organismo. Exercícios aeróbicos (correr, natação, ginásio) são ideais para diminuir e lidar com o stress, um grande causador de queda de cabelo.
O exercício físico liberta endorfinas que irão afectar a produção de melanina, prevenindo o surgimento de cabelos brancos. Isto tem também a vantagem de regular as hormonas no teu corpo, pois são as responsáveis pelo crescimento e síntese de muitas proteínas.
Concluindo…
Existem muitos factores que podemos controlar para obter a melhor saúde do nosso cabelo. Ter um estilo de vida saudável, um bom aporte nutritivo e actividade física são o melhor caminho para evitar cabelo fraco e perder a sua coloração natural.
A síntese de queratina no cabelo é regulada por muitos elementos diferentes, tais como hormonas, vitaminas, factores genéticos e metabolismo.
Aqui o objectivo é olhar para isto de uma forma holística analizando todas as formas naturais de prevenir queda de cabelo e cabelos brancos.
Ter uma alimentação saudável com os nutrientes correctos ajuda a promover o crescimento capilar, principalmente se estás a experienciar queda de cabelo.