Dica #5 – O CABELO ENCARACOLADO NÃO GOSTA DE ÁGUA DURA

curly hair does not like hard water

Podes não reparar, mas a água dura pode estar a causar acumulação de resíduos no cabelo.
A dureza da água depende da quantidade de minerais naturais como o cálcio e o magnésio que se dissolvem na água através do seu contacto com as rochas, sendo considerada “dura” quando existem valores significativos destes sais.

A dureza da água depende do local onde vives. Se viveres num local com rochas calcárias a água irá ser mais dura do que uma zona com rochas graníticas.

A dureza da água é medida na quantidade de partes por milhão (representado por ppm) de Carbonato de Cálcio (cuja fórmula química é CaCO3) e também representada como mg/l de Cálcio (ou seja a quantidade de Cálcio em miligramas que existe em cada litro de água). Quanto maior a quantidade em “ppm”, mais “dura” será considerada a água.

A água dura não dissolve bem o sabão ou detergente, tem um sabor desagradável e faz surgir depósitos de calcário nas canalizações, máquinas de lavar roupa, louça e por vezes nas torneiras e chuveiros.

A presença de sais de cálcio e magnésio na água não representa risco para a saúde.

Podes confirmar se a tua água é muito ou pouco dura no site da tua câmara municipal ou freguesia, em que é obrigatório por lei teres acesso aos valores da qualidade da água pública.

 

Água Dura e o Cabelo Encaracolado

Os iões (moléculas com carga eléctrica) de cálcio e magnésio vão ligar-se ao cabelo da mesma forma que o condicionador o faz. Os depósitos minerais vão abrir as camadas de cutículas no cabelo o que irá fazer com que o cabelo pareça seco, frisado, com falta de definição, mais quebradiço e com acumulação de minerais que pode assemelhar-se a caspa.

O cabelo tem tendência a ter uma carga eléctrica negativa na sua fibra capilar. Como os opostos se atraem, os iões com carga positiva da água dura vão se ligar à carga negativa do cabelo.

Quanto mais o cabelo está estragado (com a porosidade muito elevada/cutículas muito abertas) mais estes minerais se vão ligar às fibras capilares.

CURIOSIDADE: Neste site defende-se a utilização de champô low poo ou co wash, que por conterem surfactantes não iónicos e catiónicos, têm maioritariamente carga eléctrica positiva, ou seja, não afecta em nada para a acumulação de minerais e nem são menos efectivos na lavagem por isso, pois não interagem com os iões da água. Já os aniónicos (os champôs com sulfatos), têm mais dificuldade em lavar bem o cabelo pois interagem com os minerais da água dura, não deixando assim haver tanta espuma, deixando resíduos no cabelo.

 

Como saber se tenho acumulação de resíduos de água dura no cabelo? 

Uma boa experiência que podes fazer, é uma lavagem completa do cabelo com água destilada. A água destilada não tem minerais e o seu pH é neutro. Se vires com esta experiência que o teu cabelo fica mais suave e flexível, então podes ter problemas com água dura.

Outra forma de ver, é claro, avaliando o teu cabelo. Depois de confirmares depósitos calcários em casa, sintomas como falta de definição do caracol, falta de brilho, com aspecto duro, mais frizz, comichão e caspa podem ser sinais de um cabelo com acumulação de minerais.

Para cabelos com porosidade baixa, a água dura pode exacerbar um comportamento de cabelo com alta porosidade.

 

O Cabelo e o pH

O pH do couro cabeludo é ~4.5-5.5, no entanto, a água dura é alcalina o que irá afectar o pH do cabelo.

Um pH mais básico no cabelo irá aumentar a carga negativa da fibra capilar, e consequentemente aumentar a fricção dos fios de cabelo. Isto faz aumentar o frizz, a quebra e a porosidade.

Está comprovado em artigos científicos que champôs e outros produtos capilares com um pH mais baixo causam menos frizz por gerar menos electricidade estática na fibra capilar. (VER ARTIGO CIENTÍFICO AQUI). Ter um pH mais ácido no couro cabeludo é a melhor forma de ter um cabelo mais saudável, sem quebra, com retenção de hidratação e sem proliferação de bactérias.

 

Dicas para lidar com a Água Dura: 

Na minha experiência, a água inglesa é muito dura pelo que os meus caracóis ficam melhores em Portugal do que em Inglaterra, por isso, ficam algumas dicas para este problema:

  • Filtro no chuveiro – São bons para remover uma parte do cloro e outras impurezas. Não é tão eficaz como um equipamento de descalcificação instalado nas torneiras, mas serve temporariamente para remover grande excesso de minerais. O uso ideal para o filtro deve ser de 6-8 meses de forma a evitar proliferação de bactérias. Terás que comprar um filtro novo (ou recarga) quando esse tempo tiver passado.
                    • Podem ver aqui neste link o filtro que eu comprei e que melhorou o meu cabelo após cada banho!

 

  • Champôs Quelantes – Estes agentes ligam-se aos minerais, sujidade e restos de sulfatos, de forma a “reiniciar” o cabelo, limpando-o a fundo. O uso de um bom quelante em formulações de champôs impede a formação de precipitados de cálcio e magnésio provenientes desta água, formando compostos hidrossolúveis. Estes champôs podem ser muito agressivos para o cabelo encaracolado se usados com frequência e devem sempre ser seguidos com uma boa máscara hidratante e condicionador. Estes champôs podem estar designados no rótulo como anti resíduos, desmineralizantes, detox ou purificantes: o truque é procurar na lista de ingredientes por EDTA, e que digam mesmo que são para ÁGUAS DURAS, pois são aptos para remover os depósitos minerais. Alguns champôs já têm EDTAs, normalmente no final da lista de ingredientes, mas estão presentes em muito pouca quantidade pelo que o melhor é procurar produtos específicos para águas duras.

Ingredientes para procurar em Champôs Quelantes

                            • Disodium EDTA (Ethylamine Diamine Tetraacetic Acid)
                            • Tetrasodium EDTA
                            • Pentasoidum Pentetate
                            • Sodium gluconate – mais natural, semelhante ao EDTA
                            • Sodium phytate, phytic acid 

 

  • Água mineral/destilada – Fazer uma lavagem depois do condicionador com água engarrafada ou filtrada. Se fizeres isto e notares diferença no teu cabelo, é porque realmente tinhas muitos minerais de cálcio e magnésio acumulados no teu cabelo. Adoro este método e tem feito diferenças para mim.

 

  • Lavagem com Sumo de Limão ou Vinagre de Maçã – Estes são dois métodos caseiros efectivos e baratos. Ao baixar o pH do cabelo com a sua composição ácida, ajuda a remover os minerais do cabelo. É importante adicionar a estas receitas caseiras em água mineral engarrafada ou destilada.
        • Estas receitas funcionam melhor após o champô e antes do condicionador.
                      • Sumo de Limão: Aplicar metade de um limão em 400/500ml de água. Podes também adicionar ao teu condicionador.
                      • Vinagre de Maçã: Aplicar uma colher de sopa de vinagre de maçã em 500ml de água. Ver um vinagre que tenha apenas vinagre puro, sem mais compostos adicionados.

 

  • Instalar um sistema de Filtragem em casa – Existem vários sistemas de filtragem para todas as torneiras da casa que consistem em filtrar com Carvão Activado, Destilação, Troca de Iões ou Osmose Reversa. São mais caros, mas é a forma mais fiável e duradoura de ter uma água mais suave. Caso instales equipamentos de descalcificação nas torneiras, deves manter pelo menos uma torneira sem este tipo de equipamento, para beber água e cozinhar, visto que provocam o desequilíbrio da água para estes fins. Ver exemplo aqui.

 

Só precisas de fazer estas dicas se tiveres água muito dura onde vives e se fazes natação frequentemente.

3 thoughts on “Dica #5 – O CABELO ENCARACOLADO NÃO GOSTA DE ÁGUA DURA

  • Ana

    Olá! Adorei as dicas! Por usar água de poço em casa, bastante dura, o meu cabelo está a ficar cada vez mais seco e com pontas espigadas. Mesmo lavagem com Sumo de Limão ou Vinagre de não são suficientes. Qual o melhor Champô quelante que recomende para retirar o build-up mineral do meu cabelo 3A/3B fino e de baixa porosidade? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You cannot copy content of this page