O que acontece com a humidade?
A humidade/água pode entrar no cabelo e fazer com que o cabelo fino e encaracolado fique liso e frisado. A causa do frizz criado pela humidade é a difusão do vapor de água dentro do cabelo.
Cabelo com absorção de alta humidade pode ocupar de 15 a 20% de seu próprio peso quando comparado a cabelo totalmente seco, e a taxa de absorção aumenta em temperaturas mais altas. O cabelo é por norma sensível à humidade e, já foi usado nos primeiros instrumentos higrómetros para medir a humidade relativa.
O interior do cabelo consiste em duas regiões diferentes de proteínas: o ortocórtex e o paracórtex. Essas áreas absorvem água de maneira diferente, por isso não incham da mesma forma. Esse inchaço diferencial faz com que a haste do cabelo se dobre ou se torça para um lado ou outro que causa o frizz.
Não é possível evitar completamente o efeito, mas um bom creme pode ajudar a bloquear os efeitos da água no cabelo.
Como posso melhorar isto?
A chave para manipular cabelos altamente porosos na humidade é usar produtos que mantenham ou fixem a humidade.
Usar emolientes como óleo de coco ou outros óleos que penetram o cabelo irá ajudar o teu cabelo a ficar mais repelente à água, diminuindo o movimento da água para dentro do cabelo.
Combinar um creme finalizador com grande quantidade de silicones, tensioativos catiónicos, óleos e manteigas, ajuda a selar a cutícula do cabelo e evita a perda de humidade.
Quanto mais poroso ou quimicamente tratado o cabelo, mais humidade consegue absorver. Os produtos usados para cabelos de alta porosidade devem conter baixas concentrações de humectantes (ingredientes que atraem a humidade), como o exemplo da glicerina, para desencorajar a absorção excessiva de humidade, especialmente em ambientes húmidos.