Cortes de Cabelo para Caracóis

Esta é uma publicação feita em parceria com a Juciara, uma especialista em cabelo natural!

Pedi-lhe para partilhar comigo algumas dicas para encaracoladas que querem ir a cabeleireiros e como o fazer, ficam aqui todas as dicas!

 

cortes de cabelo metodo curly girlHoje vamos falar sobre tipos de corte para cabelo encaracolado e a Juciara começa já por dizer que os cortes nem sempre têm nome, e não tem nada errado nisso.

 

Alguns cabelos tem características tão particulares que as pessoas conseguem descrever exatamente aquilo que querem e como querem, quando o assunto é tesoura. É claro que a opinião do profissional ajuda muito na hora de escolher, pois as vezes o que a cliente mentaliza pro cabelo dela pode não funcionar, quando levamos em consideração fatores como: densidade, textura, curvatura, comprimento, volume, etc…

cortes de cabelo metodo curly girlUm dos cortes mais pedidos é sempre o corte em camadas, que é perfeito para o cabelo encaracolado. Quanto mais cabelo a cliente tem, mais camadas o profissional consegue fazer, lembrando que não dá para fechar os olhos para as diferenças de curvatura caso haja. Inclusivé nos cabelos encaracolados ela é muito comum.

Na mesma cabeça existem vários tipos de curvatura. Nenhum caracol é igual ao outro e todos os dias eles estão diferentes conforme a finalização e os produtos aplicados.

cortes de cabelo metodo curly girlDe um modo geral as camadas são sempre bem vindas em todos os tipos de caracóis, independentemente da base em V, em U, reta ou em bico (Chanel), as camadas servem para harmonizar o corte, trazendo leveza para quem gosta de volume, ou distribuindo melhor as mechas evitando o efeito cogumelo para aquelas pessoas que não gostam do volume.

cortes de cabelo metodo curly girlTambém há a opção do corte Pixie para cabelos cacheados, que é um corte beeeem curtinho, ideal para as amantes do desapego.

Neste corte a parte de trás e das laterais fica mesmo curta e a franja levemente maior, usada para um dos lados a escolha da cliente.

Outro corte tbm muito pedido pelas encaracoladas mais ousadas é o famoso DevaBob, muito conhecido como Chanel de ponta ou LongBob. Sim, é preciso ousadia, pois nesse corte perde-se um comprimento considerável na parte de trás e quando a cliente tem apego ao cabelo ela não consegue. Esse corte também é indicado para as pessoas que estão em transição do alisamento para o cabelo natural, pois durante esse processo a parte da frente do cabelo demora um pouco para adquirir comprimento por estar situada na parte mais alta da cabeça. O Chanel na transição deixa a nuca toda natural e preserva o comprimento da franja quando a pessoa não consegue abrir mão de toda a química.

 

E por fim este cabelo maravilhoso que a dona dele pensava que era somente um liso esquisito. Este é um exemplo de um cabelo em base reta, que ganhou vida ao ser cortado em camadas com base U e finalizado com produtos e técnicas específicas para encaracoladas 💜

De modo geral, o cabelo encaracolado é particularmente muito bonito, e cada pessoa tem um gosto. Há quem goste com volume e há quem faz de tudo para controlar. Há quem goste comprido e há as adeptas do curtinho. Há quem goste da base reta, base em U, base em V. A diferença entre elas é somente o desenho. Cada cacheada escolhe a base ao seu gosto. Na escolha da base em V, o cabelo precisa ter um certo comprimento pra se conseguir obter esse formato.

Para as pessoas que não encontram um profissional especialista em caracóis por perto para fazer o corte a seco, tentem perceber as diferenças do vosso cabelo com relação a curvatura, pois cada uma tem um fator de encolhimento próprio. Por norma os profissionais dos salões comuns costumam cortar cabelo molhado, e em se tratando de caracóis, esse serviço pode não funcionar se as características naturais não forem respeitadas e/ou quando o profissional não tem uma perceção dessas diferenças. Se desejar, podem também optar por levar os vossos produtos pra higienização dos fios, afim de evitar usar os produtos do salão, pois são sempre carregados de ingredientes agressivos a saúde dos cabelos cacheados que naturalmente nascem mais secos.

Na hora da finalização, com o cabelo bem molhado, pode-se dividir em 4 partes, passar o creme finalizador, distribuir bem o produto pelas mechas e depois separa-las com os dedos ou com a ajuda de uma escova, fazendo o que chamamos de fitagem. Para secar é necessário usar o difusor, enquanto seca é melhor não mexer no cabelo pra evitar o frizz, caso não tenha difusor, pode deixar secar ao natural, tbm sem mexer. Depois de completamente seco já pode mexer pra soltar os caracóis e desfazer o efeito durinho dos produtos.

Se precisarem de ajuda sobre como escolher um cabeleireiro bom para cabelos encaracolados, podem ler esta dica aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You cannot copy content of this page