Cuidar do Cabelo Encaracolado no Verão

Cuidar do cabelo encaracolado no VERÃO Com o calor e dias frequentes de praia é importante cuidar não só da saúde da nossa pele, mas também da saúde do nosso cabelo!

Afinal de contas, é um período no qual o cabelo costuma obter grandes danos, seja ele por exposição solar ou por ficar molhado com sal do mar ou cloro.

 

Demasiado sol no cabelo tem consequências?

Os resultados dos artigos mencionados mostraram que a radiação UVB é a principal responsável pela perda de proteína capilar e a UVA a responsável pela mudança da coloração, independentemente do tipo de cabelo.

A radiação solar afeta propriedades como a cor, brilho, resistência, conteúdo proteico, textura, entre outros. O cabelo pintado e branco são os mais susceptíveis ao dano por radiação UV por não ter tanta melanina – o nosso fotoprotetor natural.

Na maioria dos casos os amino ácidos das cutículas são alterados de uma forma mais extensa comparativamente às do cortex, devido a receberem uma maior intensidade de radiação.

 

Devo comprar um protetor solar para o cabelo com proteção UV?

Vamos comparar a protetores solares da pele: estes funcionam quando são espalhados de forma uniforme no corpo e isto é muito difícil de o fazer no cabelo – o  cabelo teria que ficar completamente coberto de creme para ficar protegido.

É também difícil determinar nestes produtos qual a concentração destes ingredientes, se efetivamente protegem o cabelo completamente dos raios UV, qual o seu índice e se irão estar igualmente espalhados pelo cabelo dependo da quantidade colocada, já que o conceito de fator de proteção solar não se aplica ao cabelo.

É necessário ter em atenção que apesar do creme supostamente proteger dos raios solares, isso não significa que o cabelo não fique com um aspeto seco por desidratação pelo calor.

 

Como posso proteger o meu cabelo?

 

A melhor forma? Usar um chapéu!

Uma boa forma de proteger o cabelo dos raios será usar um chapéu (se for de pano, que tenha um tecido mais denso que consiga tapar grande parte da luz solar). Caso não haja um, o melhor é proteger o cabelo/cara sempre no guarda sol.

E na piscina/mar?

O cloro pode danificar o cabelo – pode descolorá-lo e deixar com um odor residual. No entanto, a partir do momento em que está no cabelo os danos estão feitos, por isso a única solução é lavar o cabelo até que o cloro saia totalmente e tentar evitar no futuro.

O sal pode secar bastante o cabelo quando deixado no cabelo durante um longo período de tempo. 

A melhor forma de proteger o cabelo será tentar obter uma camada impermeável no mesmo para evitar absorção de cloro/sal. Isto pode ser feito com cremes que repelem a água (ex: óleo de côco, produtos com silicones, óleos minerais, etc) e deve ser aplicado com o cabelo seco.

Uma limpeza clarificante deve ser feita para retirar estes cremes do cabelo,

De todas as dicas, é importante referir também isto: é importante adicionar o produto de proteção com o cabelo seco devido a um efeito denominado de Hygral Fatigue – que significa danos causados no cabelo por estar sempre a inchar e desinchar de molhar e secar o cabelo.

O óleo de coco por exemplo consegue penetrar o fio de cabelo sem que o cabelo fique inchado/dilatado.

O truque aqui será usar um produto que não se misture com a água: como óleos minerais, vegetais, manteiga, silicones, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You cannot copy content of this page