Usar água de arroz no cabelo traz benefícios?
De certeza que já ouviste rumores sobre benefícios da água do arroz, principalmente no mundo do cabelo natural e hoje vamos falar sobre isto, especialmente pessoas que falam que ajuda no “crescimento do cabelo”. Vamos olhar para os factos, vale a pena usar isto no cabelo?
Antes de mais, vamos saber de onde veio esta tradição:
De acordo com um artigo da International Journal of Cosmetic Science, o uso de água de arroz na rotina do cabelo vem do Japão, há muitos anos atrás, onde as raparigas de uma aldeia que era conhecida por plantar arroz usava isto para pentear o cabelo, referindo que era isto que o fazia crescer mais depressa e mais saudável.
Isto chama-se de Yu‐Su‐Ru (água proveniente de lavar o arroz)
O estudo refere que se usado os extractos da água do arroz que realmente diminuí a fricção do cabelo e aumentou a sua elasticidade. No entanto, se usado a água de lavar o arroz que levou a secura do couro cabeludo, caspa e dificuldade a desembaçar o cabelo.
Com isto, uma companhia Japonesa anos mais tarde devenvolveu uma técnica para visualizar o efeito do inositol (substância encontrada na água do arroz) no cabelo. Este estudo é bastante provável que tenha interesses comerciais.
Existem mais dois estudos a comprovar a eficácia dos extratos do arroz, da Biological & Pharmaceutical Bulletin e Journal od Nutrition and Food Sciences.
Sim, os extractos do arroz têm benefícios, mas, a água pura proveniente de lavar o arroz, não.
Até à data, não existe qualquer evidência concreta que refira qualquer benefício em usar-se a água do arroz no cabelo.
Então, porquê?
Bem, para começar, o cabelo asiático é consideravelmente diferente do nosso e poderá nessa etnicidade até crescer o cabelo mais rápido, ou não! Mas é algo a pesquisar.
Li que algumas pessoas até fermentam o arroz, isto para o couro cabeludo pode levar a proliferação de microorganismos.
Depois, normalmente lavamos o arroz para o cozinhar, para retirar esta água. O problema é este: tu não sabes de onde veio este arroz, que produtos, pesticidas, fungicidas, antibióticos, etc levou! Inclusivé, existe tanto alarido com o usar parabenos no cabelo, mas, a água do arroz pode conter arsénio, que realmente tem toxicidade comprovada.
Agora, se procurarem na internet por produtos com água de arroz, existem alguns à venda com os extractos mencionados nos artigos que poderão trazer benefícios, mas lá está, o ingrediente activo está num produto que foi previamente refinado, esterilizado, etc para ser usado numa pessoa.
Se tiverem uma boa dieta e usarem os produtos certos no cabelo, acreditem, o vosso cabelo irá crescer sem terem que se preocupar com isso!
O que acontece na internet é tipo um “eco” – não podemos acreditar em tudo o que nos dizem, questionem sempre! Hoje em dia as pessoas fazem de tudo para se tornarem virais, por isso, pesquisem sempre a origem da fonte!