Dica #2 – PENTEIA O TEU CABELO DE BAIXO PARA CIMA

comb your hair from the bottom up

Segundo a autora do Método Curly Girl, as pessoas com cabelo encaracolado não deveriam  pentear o cabelo, referindo que muda a forma natural do caracol, ainda que momentaneamente. Refere que caso seja necessário, se deva fazer com os dedos apenas.

Apesar de eu compreender esta técnica para cabelos curtos e pouco densos, o meu cabelo é comprido e muito volumoso pelo que necessito mesmo de decorrer a uma escova para o desembaraçar.

Caso sejas como eu, que tens o cabelo comprido em que desembaraçar com os dedos não é suficiente, esta dica vai dar-te jeito.

Gosto de desembaraçar o meu cabelo com os meus dedos e uma escova, mas para o fazer, tenho que ter muito cuidado. O cabelo molhado é mais frágil, principalmente os encaracolados, e não pode de todo ser penteado como um liso.

 

O cabelo deve estar molhado ao pentear

Já deves saber que se tentares pentear o teu cabelo encaracolado seco que vai resultar numa confusão de frizz e cabelos partidos, certo?

O cabelo deve estar bem molhado com água, por isso, uma boa altura para o fazer é no banho e com muito cuidado. O cabelo húmido é mais frágil que o cabelo seco (por haver menos ligações químicas a mantê-lo na sua forma original), por isso, mais fácil de se partir. Após lavares o cabelo (seja low poo ou co wash), coloca bastante condicionador a partir das orelhas para as pontas para que seja mais fácil da escova deslizar no cabelo, facilitando o desembaraçar dos nós das pontas.

 

Deves começar a pentear de baixo para cima

Para evitar que o cabelo se parta e surja nós entrelaçados nas pontas, deve-se começar a pentear nas pontas e gradualmente ir subindo com o pente/escova, tentando assim desfazer cada nó no caminho. Se começares de cima, vais unir os nós todos nas pontas tendo que fazer depois força com a escova para os desembaraçar, partindo assim mais facilmente o cabelo.

Um cabelo saudável é muito fácil de desembaraçar no banho. Caso tenhas dificuldade em fazê-lo, provavelmente necessitas de um corte nas pontas para tirar as pontas duplas. Isto irá ajudar-te imenso na definição dos caracóis.

Tal como os produtos que usamos, deves igualmente ter cuidado no tipo de escova/pente do cabelo que usas nos teus caracóis! Vê aqui as melhores escovas e pentes para penteares o teu cabelo encaracolado e o porquê.

4 thoughts on “Dica #2 – PENTEIA O TEU CABELO DE BAIXO PARA CIMA

  • Ana

    Olá! Não consigo ver a sua sugestão de pentes! Matei o meu pobre cabelo e agora decidi recuperá-lo…tenho-o totalmente branco com 40 anos e muuuuito encaracolado. Deixei há 3 meses de pintar! Toda uma aventura ahead… obrigada!

    • Olá Ana! 🙂
      Antes de mais obrigada pelo teu comentário!
      Penso que será melhor veres este link aqui: https://misscurly.net/dica-3/ onde falo dos melhores pentes e escovas para cabelo encaracolado. Se quiseres ajuda a perceber melhor o método Curly Girl ou tiveres alguma dúvida e necessitares de alguma guia, não hesites em contactar-me!
      Muita força que com o tempo ele vai ao sítio! Um beijinho enorme e obrigada! 🙂

  • Liliana

    Olá, revejo-me bastante.. o meu cabelo já foi bastante encaracolado, enorme e bastante. Agora nem sei bem o que é.. talvez curto, ondulado e pouco após anos de queda severa.. estou a pensar seriamente iniciar este método mas tenho várias duvidas de como começar e o que fazer.. este fds tb resolvi que nao o pinto mais, e agora com tinta fresca 😊como começar? Beijinhos.. btw, esse cabelo é uma inspiração

    • Olá Liliana, obrigada pelo teu comentário! 🙂

      Sugiro que vejas no menu o separador Começa Aqui, tens aí toda a informação disponível sobre como começar o método!

      Caso estejas interessada, podes também ver o meu ebook: https://misscurly.net/produto/ebook/ em que com o código CURLY100% fica-te a apenas 2,5€! Aqui tens toda a informação importante para começar resumida num pdf.

      Um beijinho e tenho a certeza que consegues obter o potencial do teu cabelo com este método!

      Marta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You cannot copy content of this page