Mais importante que todos os produtos e técnicas a utilizar, é muito importante conhecer bem o teu cabelo. Desta maneira irás saber a melhor forma para lidar com ele e obter os melhores resultados possíveis.
Um cabelo saudável é determinado por várias coisas, nomeadamente:
- Comprimento – um cabelo estragado tem bastante dificuldade a crescer em comprimento, tendo normalmente pontas muito finas, quebradiças e espigadas.
- Densidade – A densidade do cabelo é a quantidade de cabelo na cabeça. Está descrito como cabelo fino, normal ou grosso. A quantidade de volume que tu consegues adquirir num certo estilo de cabelo muitas vezes depende da densidade.
- Porosidade – Porosidade é determinada pelas cutículas do cabelo e se estão mais ou menos abertas e isto pode determinar a sua capacidade de absorver máscaras capilares e cremes finalizadores.
Existem três tipos de porosidade:
Se pintas o cabelo, descoloras e/ou alisas frequentemente, então provavelmente o teu cabelo é porosidade média/alta.
O cabelo não tem todo a mesma porosidade: normalmente tem porosidade mais baixa na raiz (onde demora mais a secar) e porosidade mais alta nas pontas (desgaste do cabelo com o tempo, parte que seca mais rápido).
- Padrão de crescimento – Este padrão é o mesmo que uma impressão digital – são únicas a cada individuo e irá determinar a direcção de crescimento para cada cabelo, por exemplo, a forma das entradas, como cresce o cabelo na nuca, ao pé do pescoço, etc. Pode influenciar penteados.
- Textura – Pode ser natural ou criada artificialmente com um corte, um penteado, ou até uma permanente. Esta imagem simplifica e ilustra a maior parte dos tipos de cabelo pela sua curvatura. Pode variar em todo o comprimento do cabelo. Um cabelo normalmente tem vários tipos de textura e é muito normal que com o método ele mude e fique mais definido. Quanto maior o número de curvatura de cabelo, mais encaracolado este é. Normalmente os cabelos mais ondulados gostam de produtos mais leves, enquanto que os cabelos mais encaracolados gostam de produtos mais pesados e nutritivos.
- Forma – É determinada pelo diâmetro do folículo capilar. A forma e a textura irão influenciar qualquer penteado ou finalização feita no cabelo.
- Elasticidade – Refere-se à habilidade do cabelo de esticar e retomar a sua forma original sem partir. Está relacionada também com a porosidade. Se o cabelo está estragado, então a sua estrutura também irá estar, o que irá partir mais facilmente.