DICA #8 – ESCOLHE A CABELEIREIRA CERTA PARA OS TEUS CARACÓIS

curly hairdresser

Uma das coisas mais importantes ao começar a cuidar e aceitar os nossos caracóis é saber escolher um cabeleireiro adequado.

Acredito que grande parte das raparigas encaracoladas já sofreram algum tipo de desilusão num cabeleireiro, que mais não seja porque ao cortar e esticar no estabelecimento, nunca corresponde à realidade do que vai ficar quando lavamos o cabelo em casa. Também muitas vezes o cabeleireiro não é perspicaz o suficiente para saber que um cabelo frizado é um cabelo encaracolado mal cuidado.

A formação dos cabeleireiros é focada mais em cabelos lisos, e isso não podemos negar. Pela experiência do consumidor, isto é demonstrado a olhos vivos.

Já tive cabeleireiras a perguntar-me se gostava de fazer um alisamento, relaxamento e até já me rejeitaram secar o cabelo ao natural porque “parece mal sair do estabelecimento com o cabelo sem estar arranjado”.

Hoje, posso dizer que um grande problema meu de ter demorado tanto a aceitar os caracóis, foi encontrar uma cabeleireira em quem eu pudesse confiar e que soubesse respeitar o meu medo, ou até ensinar-me a cuidar do cabelo em casa, coisa que há uns anos não fazia ideia.

Demorei imenso tempo a encontrar alguém de confiança, e por isso vou partilhar convosco algumas dicas que se eu soubesse há uns anos me dariam uma ajuda enorme:

 

  • REDES SOCIAIS – Hoje em dia quase todos os estabelecimentos de cabeleireiros têm uma página nas redes sociais e isto é óptimo para começar a filtrar a tua escolha. Se há algo que eu necessito de ver são fotografias de clientes com o cabelo natural. Um cabeleireiro confiante no seu trabalho partilha fotos de colorações, cabelos lisos e cabelos naturais e encaracolados, ou seja, não se limita a partilhar só de uma coisa. De certeza que já viste cabeleireiros a partilhar apenas fotos de madeixas loiras/colorações, outros de cortes, outros de penteados… Nem todos sabem de tudo e é aqui que podes avaliar. Se um cabeleireiro tiver apenas fotografias de cabelos lisos, fotos com antes e depois de um cabelo encaracolado para liso, ou até fotos de alisamentos, isso é motivo para desconfiares e procurares outro. Não podes hesitar neste aspecto. Se pesquisares por cabeleireiros brasileiros ou ingleses especializados em caracóis, as suas redes sociais o que mais apresentam são clientes com caracóis bonitos.

 

  • PERGUNTAR A AMIGAS ENCARACOLADAS – Se tens uma amiga com cabelo encaracolado que admires, não podes hesitar em ganhar coragem e perguntar onde ela corta o cabelo e qual a sua experiência com o profissional.

 

  • PROCURAR POR UMA CABELEIREIRA COM CARACÓIS NATURAIS – Este foi o maior motivo que me deixou confiar na minha cabeleireira e tem que ser o vosso também. Ela própria me diz que tem meninas que entram no estabelecimento dela porque ela tem caracóis naturais e sabem que é meio caminho andado para a profissional compreender o cabelo da cliente. A verdade é esta: não podemos esperar que uma cabeleireira de cabelo liso compreenda tão bem um cabelo encaracolado como nós. Um cabelo liso é muito básico de ser cuidado, mas um cabelo encaracolado exige cuidado no seu corte, na sua finalização, nos produtos e na forma de manejá-lo. Não podemos exigir um conhecimento destes de alguém que nunca necessitou de o ter. Compreender também que o cabelo encaracolado fica mais curto com o corte é de extrema importância, pois muitas vezes quando o cabelo é cortado molhado, quando se seca ele vai ficar mais curto.

 

  • QUESTIONA POTENCIAIS CABELEIREIRAS – Uma boa técnica é meter conversa, tanto pelas redes sociais ou mesmo no estabelecimento e perguntar quais as técnicas ou métodos que usam em vários procedimentos. Aqui vais precisar de ter uma boa base teórica e saber bem o que queres perguntar e ouvir. Podes perguntar se fazem corte a seco ou não e o porquê, qual a técnica que usam para fazer madeixas, qual a marca de eleição no salão, etc… Por exemplo, quando fiz as supostas californianas em que me fizeram um corte químico, eu limitei-me a entrar num cabeleireiro que supostamente tinha muito boa fama e nem questionei as suas técnicas. Vi depois no acto que me fizeram as californianas num lavatório, deixando-me de cabeça para o ar com oxidante a 20% sem contar minimamente o tempo com um relógio… claro que eu com o pouco que sabia vi que isto ia correr mal e assim foi, porque o que me fizeram não foram madeixas mas sim pintar metade do cabelo de loiro. Agora, sei que isto podia ser facilmente evitado se eu me tivesse precavido melhor.

 

  • DESCONFIA SEMPRE – Perguntar não custa e é sempre bom questionar o profissional das suas escolhas. Porquê aquele produto, porquê cortar assim, qual o motivo para ser feito assim e não assado, etc. Desconfia sempre se a cabeleireira está só a tentar vender algo ou quer mesmo saber do teu cabelo. Para chegares a um nível de confiança bom, é necessário conhecer bem o profissional e isto só acontece se questionares para conhecer melhor.

 

  • EVITA AS ESCOVAS – Um mau sinal é quando mal te sentas alguém traz uma escova. Não há pior coisa do que alguém nos pentear o cabelo encaracolado seco. Se isto acontece, tenta explicar o porquê ao profissional de não quereres penteá-lo assim, mesmo que seja apenas para o pintar. O cabelo encaracolado deve ser tratado com o maior cuidado possível e penteá-lo seco é um acto de grande agressividade para o mesmo, pois irá acabar por parti-lo e embaraçá-lo muito facilmente.

 

  • PEDE SEMPRE O MAIS NATURAL E SIMPLES POSSÍVEL – Se estás ainda a conhecer um profissional, é bom começares por coisas simples. Por exemplo, quando eu ainda não estava bem à vontade com a minha cabeleireira, eu ainda tinha medo de fazer cortes diferentes e pedia sempre cortes rectos. Com o tempo depois tive coragem de fazer cortes mais escadeados e ela com o tempo começou a investir mais neste corte, para eu ter a certeza que gostava mesmo, ou seja, começou simples e não com mudanças bruscas. O mesmo para tintas e madeixas! Em relação a madeixas, uma coisa muito importante é pedir para fazer madeixas com tinta e não descolorantes. Caso queiras pintar o cabelo, pede para o pintar com a tinta menos agressiva possível para o cabelo, mesmo que seja uma que saia com as lavagens. Vais experimentando e vendo como o teu cabelo reage. Um bom profissional irá dar-te a escolher as opções que este tem no estabelecimento e não a tentar vender ou obrigar a outra coisa.

 

  • TEM EXPECTATIVAS REAIS – Se queres um cabelo saudável e com o seu potencial máximo de definição, não podes querer por exemplo ser loira platinada ou ter cores vivas como rosa ou laranja. Não se pode ter tudo e um cabelo encaracolado para ser saudável necessita de estar o mais natural possível. Um bom profissional irá desaconselhar-te de o descolorar por exemplo.

 

  • EVITA CORTE A LÂMINA – Cortar cabelo encaracolado com lâmina é a pior coisa que se pode fazer! O cabelo encaracolado já é por norma mais fino que o cabelo liso, pelo que ao cortá-lo com lâmina irá deixar o fio capilar danificado. Isto vai fazer com que o cabelo fique arrebitado nas pontas e consequentemente com pontas espigadas e partido. Isto danifica imenso o cabelo pelo que rejeita imediatamente um corte a lâmina!

 

  • FOGE DE RELAXAMENTOS – Se um cabeleireiro fala na palavra BOTOX, isto é sinal para FUGIRES! Infelizmente já ouvi vários casos de cabeleireiros que não compreendem como cuidar de cabelos encaracolados e vendem o botox como se fosse um tratamento para hidratar/melhorar ou definir os caracóis. O botox capilar é um tipo de tratamento que diz reconstruir o cabelo com a proteína perdida, ou seja, irá selar mais o cabelo e dar mais densidade, isto faz o cabelo ficar com menos frizz, menos volume… mas é exactamente isso que define os nossos caracóis! Quem é que quer cabelo encaracolado sem volume? Alguns cabeleireiros começaram a chamar a certos tipos de alisamento de botox, que contêm agentes alisantes sendo assim em grande parte dos casos um tipo de progressiva e não reconstructor.

Na minha opinião?

O botox serve, nas meninas com cabelo encaracolado, apenas para vender e consequentemente passar por um tipo de transição até reaver os caracóis. O cabelo não fica de todo mais bonito, pois os caracóis ficam ondas estragadas o que faz que seja necessário usar ferros e secadores para ficar mais bonito, estragando mais o cabelo.. O único tratamento capaz de fazer mais caracóis é uma permanente, que mais uma vez, tem imensos químicos e não é de todo a melhor opção.

Existe algo que as meninas de cabelo encaracolado têm que compreender, que é: o cabelo encaracolado fica bonito e definido se bem cuidado EM CASA! Não é uma sessão milagrosa no cabeleireiro que vai fazer diferença na saúde do cabelo. Se ficares um mês sem lavar os dentes e fores ao dentista, achas que a limpeza que ele fizer vai salvar as cáries que possas ter? Não! O importante para definir os cabelos encaracolados é usar bons produtos de cabelo: um shampoo sem sulfatos, produtos sem silicones e cremes de caracóis com ingredientes que o nosso cabelo adora.

Existem de facto botox que são apenas para reconstrução, mas considero muito arriscado pois não temos a certeza se o próprio cabeleireiro sabe disso. Para verificar isto, só vendo os ingredientes do botox e verificar se contem agentes alisantes como ácidos, formol, tioglicolato de amoníaco, etc.

 

  • FOGE DE SECADORES E FERROS DE ALISAMENTO – Se já viste esta dica sobre o mal que usar utensílios de calor faz ao cabelo, então sabes que alisar o cabelo é um passo para trás na tua jornada de aceitar os caracóis. Um único alisamento, dependendo da temperatura, velocidade e proximidade no cabelo, poderá causar danos irreversíveis. Os ferros de alisamento é o que deves mais evitar, principalmente num cabeleireiro em que existem relatos de que às vezes os ferros não estão bem limpos depois de serem usados em progressivas, podendo, sem querer, alisar-te o cabelo sem saberes. Pede para secar-te o cabelo com um difusor e com temperatura média. Isto é muito importante pois de outra forma a potência dos secadores de cabeleireiro irão danificar a fibra capilar. A última vez que estiquei o meu cabelo foi em Dezembro de 2018 e foi porque “me apeteceu”. Mesmo a minha cabeleireira não concordou, mas fui eu que pedi e aceitei. O que aconteceu? Lavei-o no dia a seguir porque já não gosto mesmo de todo de me ver com cabelo liso.

 

  • FICA COM UMA CABELEIREIRA QUE TE OUVE, MAS TAMBÉM TE DÁ BONS CONSELHOS – O que uma cliente mais quer é que os seus pedidos sejam ouvidos e feitos tal e qual ela imagina. Mas por vezes nós não temos o melhor conhecimento e uma boa cabeleireira irá aconselhar-te da melhor opção. Por exemplo, quando eu pedi californianas à minha cabeleireira, foi ela quem me falou na hipótese de fazer as madeixas com tinta de cabelo e não descolorante, pois acaba por ser menos agressivo para os caracóis. Nestes detalhes consegue-se avaliar se a cabeleireira se interessa pelo teu cabelo e num trabalho de qualidade ou apenas por vender técnicas e produtos.

 

  • EXPLICA A ROTINA DO TEU CABELO – Se é uma cabeleireira nova, explica como cuidas do teu cabelo, como o lavas, o cuidado que tens com os produtos, as técnicas de finalização que usas, etc. Deste modo ela vai também ver que és uma pessoa cuidada e informada do teu cabelo e podes ver também pela reacção dela se podes ou não confiar o teu cabelo. A cabeleireira deve-se interessar pelo teu cuidado do cabelo em casa! Isto ajuda também ao profissional a conhecer melhor o teu cabelo, o passado dele e qual a sua história. Afinal de contas, um fio de cabelo tem imensos anos no nosso couro cabeludo!

 

  • QUALIDADE PAGA-SE – Claro que quando eu estudava e ainda não tinha fontes de rendimento, não podia pensar muito assim. Agora que já posso, sei que o barato sai caro, e bem caro! Afinal de contas, o nosso cabelo é grande parte da nossa auto estima e não o queremos entregar ao desbarato a qualquer pessoa só para poupar uns euros, certo? Tudo isto se vai reflectir na qualidade do serviço, dos produtos e do profissional.

 

  • LEVA OS TEUS CHAMPÔS, CONDICIONADORES OU CREMES FINALIZADORES – Aqui podes ter uma conversa aberta com a tua cabeleireira e falar que segues um método em que não usas sulfatos e que pretendes usar os teus produtos na lavagem. Não há mal nenhum nisto e muitas vezes em certos cabeleireiros até pagas os produtos usados por eles. Caso não tenhas este à vontade podes também referir que tens um couro cabeludo muito sensível e necessitas de usar determinados produtos. Eu tenho um grande à vontade com a minha cabeleireira pelo que lhe falei do método Curly Girl e no que consiste, ao qual ficou muito mais fácil para mim quando lá vou para ela compreender o porquê das minhas escolhas.

 

  • SE VAIS PAGAR PELO SERVIÇO, EXIGE O MELHOR – Não tenhas vergonha de pedir ou rejeitar alguma coisa. O dinheiro vai sair do teu bolso e no final do dia, quem vai estar com o teu cabelo feliz ou infeliz em casa és tu. Sem vergonha, fala com o profissional e mete todos os pratos limpos de forma a sentires-te o mais confortável possível. És chata? Paciência, mas pelo menos tens uns caracóis divos! 🙂

 

Espero que estas dicas ajudem na vossa escolha! Qualquer coisa já sabes, é só perguntar! 🙂 E tu? Já encontraste a cabeleireira certa para os teus caracóis?

16 thoughts on “DICA #8 – ESCOLHE A CABELEIREIRA CERTA PARA OS TEUS CARACÓIS

  • Marta Alves

    Olá!
    Alguém que recomendes no Porto/Gaia?
    Vou definitivamente começar este método. Perdi os meus cachos e agora o meu cabelo é uma coisa amorfa. Estou ansiosa pelo resultado 😁
    Beijinhos

    • Olá Marta, obrigada pelo teu comentário! 😘
      Infelizmente, por enquanto, não conheço nenhum cabeleireiro no Porto que seja completamente CG Friendly! Também sou do Porto e compreendo a dificuldade que é, por isso espero mesmo que este artigo te tenha ajudado (e caso estejas interessada, tenho um destaque no meu instagram sobre o que faço no cabeleireiro sempre que lá vou! 😊)

      Um beijinho! 💕

  • Maria Santos

    Alguém sabe de uma cabeleira de caracóis em Santa Maria da Feira? Fui a uma cabeleira normal que me recomendaram, ela escalou demais agora só tenho o cabelo ondulado….

  • Catarina Silva

    Olá! Começei a seguir o método Curly Girl em novembro do ano passado e foi quando percebi que tudo o que fazia antes estava errado. Quando começei a investigar imenso sobre como cuidar de cabelo encaracolado e percebi o porquê de nunca ter a definição que queria e porque saia do cabeleireiro com o meu cabelo parecendo que levei um choque hahah. A partir deste momento nunca mais voltei a um cabeleireiro e só cortei o meu cabelo uma vez em casa, porque não conheço nenhum cabeleireiro que saiba cuidar do meu cabelo. Já investiguei imenso mas estou sem esperanças, porque vivo na ilha da Madeira e todos os cabeleireiros que vejo só sabem cuidar de cabelos lisos ou fazer alisamentos permanentes em cabelos encaracolados. A minha cabeleireira antiga também não se calava com isso, o que me incomodava imenso! Enfim, queria saber se alguém sabe de algum cabeleireiro na ilha da Madeira que saiba realmente tratar de cabelo encaracolado! Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You cannot copy content of this page