Dica #4 – NÃO LAVES O CABELO FREQUENTEMENTE

don't wash your hair too often

Só para que fique aqui esclarecido: não estou a dizer que não se deve tomar banho todos os dias! Mas, podes tomar duche e não ter que lavar o cabelo tão frequentemente.

Esta dica é específica para cabelos encaracolados, pois são mais secos e quando são lavados requerem uma hidratação profunda.

O cabelo encaracolado não requer uma limpeza a fundo diária. Comparado ao cabelo liso, o cabelo encaracolado é muito mais seco, por isso, se usares champô muito frequentemente, acabas por limpar a sua oleosidade natural necessária, que é produzida em menor quantidade. Os cachos acabam assim por parecer sem brilho, perdem a sua textura, aliando-se assim ao frizz e ficando quebradiços.

Os champôs que usamos na nossa rotina têm como objectivo remover a sujidade, impurezas e a oleosidade produzida pelo couro cabeludo. O cabelo devido à forma dos caracóis, não deixa que essa oleosidade chegue ao comprimento dos fios de cabelo, sendo assim naturalmente mais seco. Se estes óleos naturais forem retirados muito frequentemente, o cabelo irá ter tendência para ficar cada vez mais seco. A melhor solução para isto é lavar menos frequentemente o cabelo.

Quando devo lavar o meu cabelo?

Não existe uma regra. Deves lavar o cabelo encaracolado quando vires que ele realmente necessita.

Não existem horários pré definidos para tal, portanto, terás que saber avaliar o estado do teu cabelo. O cabelo encaracolado normalmente percebe-se que precisa de ser lavado pela sua falta de definição e/ou volume, enquanto que os cabelos lisos vêm-se pela quantidade de oleosidade.

Nem todos os caracóis são iguais. Alguns tipos de cabelo e textura apenas requerem lavar uma vez por semana, enquanto que outros precisam de lavagens de 2/3 vezes por semana.

Às vezes o cabelo pode aguentar 3 ou 4 dias sem ser lavado e outras vezes o day after é tão mau com o creme novo que experimentaste que tens que o lavar novamente.

A falta de definição após um refresh e ausência de volume, podem ser sinais de que precisas de lavar o cabelo.

A tua rotina diária também influencia muito. Por exemplo, se fazes todos os dias natação, tens que lavar o cloro do teu cabelo diariamente.

No caso de ser necessário lavar o cabelo muito frequentemente aconselho vivamente lavar com co wash, pois é a forma menos agressiva possível de lavar o couro cabeludo. Isto requer uma limpeza com uma massagem mais vigorosa pois não existe espuma para fazer uma lavagem química.

Co wash é o melhor método para quem tem que lavar muito frequentemente o cabelo.

Deve-se ter em atenção à forma como lavamos o cabelo, pois uma má lavagem pode levar à irritação do couro cabeludo, comichão e caspa.

Então e tu? De quanto em quanto tempo precisas de lavar o teu cabelo?

5 thoughts on “Dica #4 – NÃO LAVES O CABELO FREQUENTEMENTE

    • Olá minha querida, obrigada pelo comentário! 🙂
      Eu o meu máximo, na preguiça, é uma semana e o mínimo é de dois em dois dias. Tal como dizes, depende da rotina! Um beijinho 😘😘

  • Cátia

    Olá Marta,
    Obrigada por toda a ajuda disponibilizada no blog e no instagram.
    Eu normalmente faço uma lavagem 1x por semana com shampoo, mascara e condicionador. Durante a semana vou fazendo co-wash como vou ao ginasio nao consigo ficar sem lavar o cabelo nesse dia porque fico com as raizes oleosas das transpiração. Tenho feito co-wash sem agentes de limpeza. Qual é a diferença para o que tem agentes de limpezas? Poderá esse co-wash com agentes de limpeza ser comparado ao shampoo low poo?
    Beijinhos

    • Olá Cátia, obrigada pela tua mensagem antes de mais! Fico mesmo feliz que estejas a gostar e espero acompanhar a tua jornada! ❤️
      Bem, na minha prespectiva, um co wash é com condicionador e um condicionador por si só não tem qualquer tipo de surfactantes, ou seja, não tem agentes de limpeza. Os agentes que limpeza que muitos co wash apresentam são chamados de surfactantes anfotéricos, que na verdade são mais agentes condicionantes do que propriamente para limpar. Caso o co wash tenha surfactantes aniónicos, catiónicos ou afins, então chamo antes de low poo porque tem surfactantes não muito fracos, mas também não muito fortes para serem sulfatos.
      Tudo depende do produto que estamos a falar e se a marca consegue ser mesmo verdadeira na forma como publicita o produto! 😊
      Não sei se me expliquei bem, mas caso continues com dúvidas diz! 😊
      Um beijinho enorme! 😘

  • Madalena Oliveira

    Boa tarde!

    Sou nova por aqui, mas estou a adorar ler as suas dicas e explicações. Fiquei com uma dúvida: também tenho o cabelo encaracolado e muito frisado. Para além disso, é fino e cai imenso! Aconselharam-me, numa clínica especializada na queda de cabelo, a nunca usar condicionador a não ser nas pontas, pois até facilitaria a queda. Aliás, até me aconselharam a usar um shampoo para cabelo oleoso (ao que tudo indica tenho a raiz oleosa, embora nunca tenha dado por isso) e a só usar condicionador e/ou máscara para, então hidratar.
    Assim sendo, fiquei confusa ao ler este artigo. Podemos lavar o cabelo com condicionador, se precisarmos de o lavar com maior frequência, visto que não tem os agentes de lavagem mais agressivos? E, neste caso, aplicamos o condicionador em todo o cabelo ou só da meia cabeça para baixo?
    Grata. desde já, pela sua atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You cannot copy content of this page